Fique feliz ou viva tentando

O que é ser rico para você?

Uma pessoa me enviou uma frase que dizia: “Fique rico ou morra tentando.”

Li, reli e refleti. O que me preocupou foi a parte do “ou morra tentando”. Depois de fazer todas as reflexões me dei conta de que eu já pensei exatamente assim por algum tempo.

E por mais que tenha me esforçado para dizer que essa frase até faria algum sentido, passei a me lembrar de como era correr atrás da riqueza, tentando o tempo inteiro com o meu foco e energia voltados somente no “como ganhar mais dinheiro”.

Na época, consegui ganhar bastante, mas isso me custou um preço alto, como o de não curtir o tempo presente, porque esse era atropelado pela ansiedade, por causa do meu objetivo mais desafiador que era o de provar que eu era capaz, e de poder estar na vitrine com os que ostentam status financeiro.

E, mesmo que custasse sacrifícios, como o de não ter tempo para nada e nem para ninguém, eu nem percebia que acabava perdendo mais do que o dinheiro seria capaz de pagar.

O fato é que nessa reflexão eu considerei o que sou e como penso hoje. Acredito que a riqueza pode ser mensurada de várias formas.

Para alguns é só o dinheiro, para outros é viver em paz, morar num lugar que ama, ter um grande amor, gozar de saúde, ou simplesmente poder respirar e viver cada dia como se fosse o seu último.

Não vejo nada de errado em querer a riqueza financeira, e isso é até muito saudável, mas se para alcançar esse objetivo é preciso morrer tentando, parece-me que há algo errado nesse desejo.

Hoje, prefiro a frase “Fique feliz ou viva tentando”.

Rolar para cima